Olá a todos!
Hoje resolvi postar sobre como normalmente preparo meus almoços.
Eu tenho o costume de fazer uma certa quantidade e levar o almoço para o trabalho em potinhos, a famosa marmita!
Pra mim a marmita é uma ótima maneira de economizar, mas principalmente de me ajudar a evitar as guloseimas durante a semana.
Pois muito mais do que somente levar a marmita, eu levo a refeição do dia todo praticamente, ao trabalho. Isso me faz ficar focada na alimentação ideal do dia.
Então vamos ao almoço:
Proteína de soja da linha Mãe Terra.
Comprei a versão pedaços e a granulada. Pra esse almoço utilizei o pedaços, fica como um strogonoff.
O Arroz eu tenho um truque de economia também.
Eu compro um pacote de arroz integral, simples, e um saquinho de Mix Completo, que inclui vários grãos diferentes, inclusive feijão branco e lentilha, que eu adoro! Faço então uma misturinha dos dois e fica ótimo, rendendo muito mais o pacote de Mix Completo, que é um pouco mais caro do que só o pacote de arroz integral comum.
A preparação é como um arroz normal. Refogando alho e cebola com fio de azeite, e acrescentar o arroz com grãos já previamente lavados. A diferença do cozimento é que leva mais tempo, e precisa acrescentar água quente mais vezes que o arroz branco, pois os grãos integrais demoram mais a amolecerem.
Assim que eu acrescento a primeira água quente, já coloco junto a parte de cima da panela (daquelas panelas com compartimento para fazer legumes a vapor junto) com os legumes escolhidos. Neste dia utilizei brócolis, couve flor e abóbora.
Esse tipo de panela é um ótimo investimento, por dois motivos:
1. Cozinhando legumes a vapor, você mantêm os nutrientes presentes nos legumes. O cozimento imerso na água, faz com que os nutrientes fiquem na água que seria descartada.
2. Economiza gás! Pois você aproveita o vapor do alimento sendo preparado no compartimento abaixo. Dois em um ;)
Strogonoff de soja
Primeiro, temos que preparar a soja. Eu faço assim: Deixo de molho em água quente juntamente a molho de alho e molho shoyo (Vá com moderação no shoyo, possui muito sódio!). Deixo por volta de 10 minutos descansando.
O restante do preparo também é normal.
Refoga-se o alho e cebola com fio de azeite. Acrescento a proteína de soja (despejo tudo, inclusive a água com os molhos shoyo e de alho juntos), Uso o molho de tomate e o creme de leite e deixo ferver.
O sal que utilizo, tanto pro arroz quanto pro strogonoff, foi um presente de uma amiga, e eu super adotei pois além de lindo é melhor pra saúde do que o sal branco. É o Sal Rosa!
Detalhes do strogonoff: Acrescentei um pouco de milho e champignon.
Não coloquei quantidades, pois isso varia muito do gosto de cada um, e na verdade, eu também vou mais no "olhometro" e experimentando ao meu gosto! Moderação é tudo!
O resultado é um prato leve e saboroso! Recomendado pra quem busca alimentação saudável e equilibrada.
Obs: É um almoço vegetariano, mas eu ainda não sou vegetariana, infelizmente... estou na fase de experimentação, e reduzindo quantidade de carne do meu dia a dia.
Laíz Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário